terça-feira, 20 de maio de 2014

NATAL SOMA 221 ASSASSINATOS EM 2014; VEREADORES DEBATEM VIOLÊNCIA

Levantamento é do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania. Audiência pública será realizada nesta terça-feira (20) na Câmara Municipal.

Uma audiência pública, agendada para as 9h da manhã desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Natal, irá discutir a atual situação da segurança pública na capital potiguar. Do dia 1º de janeiro até o dia 17 de maio, o município já registrou 221 homicídios. O número é superior ao registrado durante todo o ano de 2001, quando ocorreram 165 assassinatos na cidade. Os dados são do Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, que também monitora a situação nos demais municípios do estado.

Segundo o vereador Felipe Alves, que propôs a audiência, o objetivo é encontrar uma solução integrada com todos os envolvidos na segurança pública. Em entrevista na manhã de segunda (19) à Inter TV Cabugi, ele disse que devem participar da reunião o secretário estadual da Segurança Pública, general Eliézer Girão Monteiro Filho, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva, além de representantes da associações das polícias Civil e Militar, bem como representantes de várias secretarias da Prefeitura de Natal.

"Nossa expectativa é debater de forma conjunta, pois o problema da segurança pública em Natal não se resume apenas a uma secretaria. Representantes da Educação, Esporte, Saúde e da Casa Civil foram chamados para debater possíveis soluções para esse problema que tanto incomoda o natalense", explicou o vereador.

Um dos objetivos, ainda de acordo com o vereador, é discutir a descentralização da responsabilidade em relação a segurança pública na capital. Para Felipe Alves, é possível que a própria Prefeitura de Natal colabore com o monitoramento da cidade. "Em Natal já temos o vídeo monitoramento, que pode auxiliar no combate ao crime e coibir novos assassinatos", ressaltou.

Outra solução proposta - e que deve ser discutida na audiência - é o aumento do efetivo da Guarda Municipal. "A Guarda Municipal, hoje, precisa trabalhar em conjunto com as polícias Civil e Militar. É preciso que realize rondas, e não apenas faça a defesa do patrimônio público. Um dos objetivos dessa audiência é reivindicar um concurso público para a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, que é um órgão fundamental para promover essa questão da segurança pública em Natal", acrescentou.

G1 RN.



VEJA TAMBÉM:

Mapeamento dos 15 municípios do RN com maior índice de homicídios em 2014
Natal
221
Mossoró
67
Parnamirim
54
São Gonçalo do Amarante
29
Macaíba
29
São José de Mipibu
23
Ceará-Mirim
15
Baraúna
15
Assu
14
Extremoz
14
Areia Branca
9
João Câmara
9
Caicó
8
Santa Cruz
8
Parelhas
7
Fonte: Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário