sexta-feira, 23 de maio de 2014

DELEGACIA DE DEFRAUDAÇÕES DE MOSSORÓ DEFLAGRA OPERAÇÃO “MARQUÊS”, PRENDE OPERADOR DO ESQUEMA E APREENDE DIVERSOS CARROS DE “ESTOURO”


Jacson Adriano Pereira da Cunha, v. “Rabicó”
(Articulador dos Golpes)

(Nome Preservado)
 Receptador de carro
 (Nome Preservado)
 Receptador de carro

A equipe de policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) de Mossoró deflagrou a “Operação Marquês”, com o objetivo de cumprir 05 Mandados Judiciais (01 de Prisão Preventiva e 04 de Busca e Apreensão, expedidos pelo Juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró. Na ação, foi preso Jackson Adriano Pereira da Cunha, v. “Rabicó”, 380 anos, investigado por arquitetar e executar a prática de golpes envolvendo “carros de estouro”.

Segundo as investigações feitas pela Polícia Civil, o investigado era proprietário de uma concessionária de veículos, atuando no ramo de compra e venda de veículos novos e semi-novos no comércio mossoroense e, em razão da experiência angariada por algum tempo nesse ramo, passou a articular e praticar fraudes contra instituições financeiras de crédito, consistente em apresentar supostos clientes (“testa de ferro”), os quais se apresentavam por nomes falsos e exibiam documentos forjados, de vendas simuladas de veículos automotores que teriam sido firmadas através de sua loja, contraindo fraudulentamente financiamentos, para um de terceiro de boa-fé (vítima) pagar, obtendo assim o investigado vantagens indevidas decorrentes do crédito liberado pelo financiamento, ludibriando e causando prejuízos a financeira. 

O modus operandi era quase sempre mesmo: o investigado astuciosamente simulava a venda de veículos automotores pela sua loja a um “testa de ferro”, o qual por sua vez se apresentava falsamente por outra pessoa, e em seguida encaminhava a documentação para a financeira, para contratar o financiamento bancário. Por conseguinte, era celebrado o financiamento a partir da liberação dos valores para o investigado e, em garantia ao integral cumprimento da obrigação, era repassada a posse precária do veículo alienado. Posteriormente, esse veículo era levado para descaminho e as pessoas que figuravam como adquirentes (vítimas) eram surpreendidas com o débito do financiamento a pagar.

Averiguou-se, portanto, que o investigado recrutava indivíduos (“testas de ferro”) para se passarem falsamente por compradores e, ainda, lhes davam documentos falsos, para fins de obterem financiamentos bancários, fazendo constar nas cédulas de crédito e nos contratos de financiamentos declaração falsa, ao falsificarem assinaturas alheias. Além disso, os veículos objeto da garantia do financiamento eram posteriormente alienados e levados para descaminho, obtendo o representado outra vantagem indevida, ao defraudar a garantia da dívida.
 Bel. José Vieira de Castro - Delegado de Polícia Civil
Ainda segundo o Delegado José Vieira de Castro, titular da Delegacia de Defraudações de Mossoró, a operação se iniciou no ultimo dia 21 de maio e terminou com a apreensão de 03 veículos de “estouro”: um Pálio Weekend, um Ford Fusion e uma Toyota Hillux.



E sobre os adquirentes dos veículos fraudulentos, sua excelência informou que as investigações tramitarão em autos apartados a fim de apurar a conduta dos receptadores, os quais gostaria de preservar o nome deles nessa ocasião para evitar prejuízo as investigações.

Informações: Bel. José Vieira de Castro
Delegado de Polícia Civil


Nenhum comentário:

Postar um comentário