sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

BRASILEIROS PRESOS EM PORTUGAL VOLTAM AO BRASIL E PERNOITAM NO RN


Detentos chegaram na quinta (13) e dormirão no presídio de Alcaçuz. Operação para trazer brasileiros de volta ao país é comandando pela PF.

Quinze brasileiros que estavam presos em Portugal regressaram na tarde desta quinta-feira (13) ao Brasil. O grupo, trazido da Europa em um avião da Polícia Federal e sob escolta de agentes e delegados da PF, vai pernoitar na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. A informação é confirmada pelo secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Kércio Pinto.
 Penitenciária Estadual de Alcaçuz/(Foto: Ricardo Araújo/G1)
 
"O que sei é que são 15 brasileiros que estavam presos em Portugal, a maioria por envolvimento com tráfico de drogas. A Polícia Federal nos pediu ajuda para que o grupo pernoitasse aqui enquanto a aeronave da PF passa por manutenção e é abastecida", falou Kércio Pinto.

O secretário disse não saber quem são os presos e para onde eles serão levados. Kércio Pinto não confirmou, mas um dos destinos pode ser outra unidade prisional no Rio Grande do Norte: o presídio federal de Mossoró, cidade distante 298 quilômetros de Natal. O G1 procurou a Polícia Federal no RN, mas não obteve retorno.

Os presos estão sendo trazidos de volta ao Brasil porque o país mantém um acordo internacional. Por esse acordo, os presos condenados têm direito a cumprir a pena no país de naturalidade. Todos os detentos que estão voltando pediram para regressar para ficar mais perto das famílias.

Segundo levantamento oficial recente, 2.682 brasileiros estão presos atualmente no exterior. Desse total, 284 estão em Portugal.


Fred Carvalho
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário