quarta-feira, 4 de abril de 2012

“OPERAÇÃO SEMANA SANTA” DA PRF COMBATE A EMBRIAGUEZ E ULTRAPASSAGENS PROIBIDAS


Brasília, 04/04/2012 – Com reforço no efetivo em locais estratégicos e combate implacável à embriaguez ao volante, a PRF realiza a “Operação Semana Santa”, entre os dias 05 e 08 de abril. Durante os quatro dias, cerca de nove mil policiais rodoviários federais estarão presentes, em escala de revezamento, nos mais de 67 mil quilômetros de malha viária federal do país, coibindo, principalmente, as condutas de risco que causam os acidentes mais graves, como as ultrapassagens em locais proibidos. A operação começa à zero hora de quinta-feira e termina à meia-noite de domingo. 
LEI SECA

A recente decisão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre o crime de dirigir sob a influência de álcool trouxe alguns questionamentos: como a Polícia Rodoviária Federal vai trabalhar neste feriado? Como será feito o combate à embriaguez após a decisão do STJ? O motorista alcoolizado está imune à fiscalização? A resposta para todas essas perguntas é simples e uma só: para o trabalho da PRF, nada mudou. A lei continuará sendo aplicada com o mesmo rigor que fez com que, em 2011, mais de 699 mil motoristas passassem pelo teste do bafômetro. Ainda no ano passado, foram retirados de circulação 27.697 reprovados, dos quais, 9.406 presos no momento da fiscalização.
Nesse período, a média foi de um teste realizado no Brasil a cada 45 segundos. A decisão do STJ simplesmente confirma o artigo 306 do código de trânsito e reafirma a necessidade do teste com o "bafômetro" ou do exame de sangue, para que seja caracterizado o crime de trânsito, recusando outros tipos de prova. Porém, é importante lembrar que a negativa ao teste não isenta o infrator de punição. Baseado nos sinais de embriaguez apresentados, o motorista receberá multa de R$957, terá sua carteira de habilitação recolhida, impedindo que siga viagem na condução do veículo e se torne um potencial causador de acidentes. Além disso, ele também terá seu direito de dirigir suspenso por um ano.



Informações: Assessoria de Comunicação da PRF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário