quinta-feira, 30 de agosto de 2012

TORTURA EM PRESÍDIO: SECRETARIA NÃO RECEBEU RELATÓRIO, MAS ABRIRÁ SINDICÂNCIA.

Na noite de quarta-feira (29), o Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH-PB) divulgou um relatório contendo denúncia de maus-tratos e tortura de presos dentro da unidade de segurança máxima PB1.

O secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Coronel Washington França, afirmou na tarde de quinta-feira (30) que ainda não recebeu oficialmente o relatório feito pelo Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/PB), que denuncia maus-tratos e tortura dentro do presídio de Segurança Máxima Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB1, em Jacarapé.      

Porém, o secretário fez questão de frisar que, mesmo conhecendo a denúncia apenas através da imprensa, já pediu nesta quinta abertura de sindicância para apurar a denúncia apresentada no relatório.       

 
Foto: Presídio PB1  
"Vi esse relatório apenas através da imprensa, não o recebemos oficialmente. Mesmo assim, já pedi abertura de sindicância para apurar os fatos", declarou. 

Na noite desta quinta-feira (29), o Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH-PB) divulgou um relatório contendo denúncia de maus-tratos e tortura de presos dentro da unidade de segurança máxima PB1. Segundo o Ministério Público Federal, os detentos se encontravam em condições desumanas. Em uma cela, úmida e suja de fezes, amontoam-se mais de oitenta presos, sem acesso a banho, água potável e completamente nus.

Sobre o caso ocorrido na noite da última terça-feira (28), em que integrantes do Conselho Estadual foram detidos dentro da unidade prisional por fornecer uma câmera fotográfica a um dos detentos, o Coronel Washington França afirmou que a sindicância já foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira.

"Vamos apurar minuciosamente os fatos para saber o que pode ter acontecido naquela noite", disse. A entrevista foi concedida no programa radiofônico Correio Debate, na 98 FM.

Fonte: Portal Correio/Por Felipe Silveira
Créditos: Divulgação CEDH-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário