segunda-feira, 27 de agosto de 2012

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA QUADRILHA INTERESTADUAL DE ROUBO DE CARGAS


Quadrilha tinha ramificações no RN, PE, PB, AL e BA; homem apontado como principal elo de ligação com os receptadores foi preso em Parnamirim.
Foto: Divulgação
Policiais civis da Delegacia Especializada na Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) e do Núcleo de Inteligência, em conjunto com policiais civis da Bahia, prenderam FRANCISCO EVANIEL DA SILVA, no domingo (26), em Parnamirim. Ele é acusado de integrar uma quadrilha interestadual de receptação de cargas roubadas. 

EVANIEL é tido pelos policiais como o principal elo de ligação com os diversos receptadores. Ele é cunhado de “OTACÍLIO”, apontado pela Polícia Civil como o líder de roubos e receptações de cargas de todo o Nordeste, na década de 90. E foi localizado após a prisão de outros cinco integrantes do grupo.           

As investigações contra o grupo iniciaram há três meses pela DEPROV da Bahia, após denúncias do desvio de uma carga de sandálias, avaliada em 900 mil reais. “A quadrilha aliciava os motoristas para que as cargas fossem entregues em locais diferente dos destinos programados, e depois de receber o pagamento pela mercadoria o motorista registrava o Boletim de Ocorrência”.    

Pelos menos cinco crimes dessa modalidade feitos pela quadrilha estão sendo investigados pela Polícia, a maior parte relacionada com carga de combustíveis.      

No último dia 28 de julho, a Polícia descortinou o esquema da quadrilha com ramificações no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia, enquanto os acusados tentavam revender, por e-mail, uma carga de óleo lubrificante de veículos avaliada em aproximadamente R$ 200 mil, que vinha de São Paulo para Salvador. O motorista que levava a carga chegou a prestar queixa à Polícia Civil baiana dias depois da descoberta do crime.      

Além de EVANIEL foram presos: WENDELL DANTAS, conhecido como “GUEL”; NAILTON RODRIGUES DOS SANTOS; PATRICIA SOUZA, a “PATY”; CÍCERO BARROS DA SILVA; e o comerciante LUCELIO DE MELO MARINHO. Com este último os policiais apreenderam parte das sandálias roubadas.          

Para o delegado titular da DEPROV da Bahia, JEAN SILVA SOUZA “Eles [suspeitos] estão muito bem preparados com bloqueadores de sinal de rádio que impedem as transportadoras e seguradoras rastrearem os caminhões”. O delegado cogita a participação direta de transportadoras nos supostos roubos para recebimento do valor do seguro da carga.        

A Polícia Civil baiana ainda procura o motorista CLEYTON LUIZ DE QUEIROZ, suspeito de fazer parte do esquema criminoso.

Fonte: Assessoria / DEGEPOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário