quarta-feira, 9 de março de 2022

POLÍCIA CIVIL PROMOVE CURSO DE FARO PARA BUSCA DE DESAPARECIDOS.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) iniciou, na manhã desta segunda-feira (07), o curso de Mantraling - nos níveis I e II, que prosseguirá até esta sexta-feira (12). Ao todo, são 50 agentes de segurança pública, sendo cinco policiais civis do RN. O Mantrailing pode ser definido como ir do ponto A (início da trilha) ao ponto B (final da trilha) de maneira mais rápida possível. É uma das três modalidades de faro para busca de desaparecidos. São elas: venteio (air scenting), rastreio (tracking-schutzhund) e trilha (mantrailing).

O mantrailing parte do instinto de caça aguçado dos hounds (tipo de cão que auxilia no processo de rastreio), de sua habilidade natural de trilhar. O condutor deve aprender a ler, interpretar e entender seu hound. Saber diferenciar quando ele está trilhando, procurando ou na cacinha. Mantrailing é, portanto, mais fácil para o cão, porém, mais difícil para o condutor; enquanto rastreio, sendo um método artificial, é mais difícil e forçado para o cão, sendo mais fácil para o condutor.

Dentro da programação do curso, serão abordados, nas aulas teóricas de Mantrailing, os seguintes temas: introdução ao mantrailing, escolha do filhote, ambientação, dessensibilização, socialização, materiais para coleta de odor, apresentação do peitoral e guia, apresentação do odor, iniciação de filhotes, trilha positiva, trilha negativa, trilha com salto, trilha sem trilha, line up, pausa durante a trilha e influência do relevo nas buscas. Já ao longo das aulas práticas de Mantrailing serão promovidas: a coleta de odor, a colocação de peitoral, as trilhas com despedida, trilhas sem despedida e trilhas às cegas.

Os palestrantes de rastreio humano serão: Luiz Eduardo Cruz de Amorim, do Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE) da Força Aérea Brasileira (FAB), da Base Aérea de Natal, e Marcos Júlio Chaves dos Santos, da Central de Rádio e Vídeo monitoramento (CRV)/Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) - PPRN. A palestra sobre rastreio humano incluirá: técnica de rastreio humano em área urbana ou área de mata, ou em áreas de difícil acesso, utilização de cão como uma ferramenta de rastreio humano, utilização de técnicas, tecnologias diversas e complementares, além da demonstração prática da técnica.

Os Instrutores do Grupamento de Busca e Resgate com Cães (GBR) serão: Ataide de Andrade dos Santos (PMSP), Lins Henrique Machado Dos Santos (PMBA), Marcos Ricardo Cardoso (New Dog Protection K9), Patrícia da Silva Rossetti (CGM ITU), Simone Antunes de Souza Lucatto (GCM Guarulhos). Além disso, ainda haverá a prova de certificação de cães em Mantrailing.

Fonte: Comunicação Social da PC/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário