sexta-feira, 12 de outubro de 2012

NOSSA SENHORA APARECIDA PADROEIRA DO BRASIL



Um fato real, um Milagre! 

Trata-se de uma pequenina imagem de terracota medindo 36 cm. Foi esculpida por volta de 1600 e encontrada no rio Paraíba, em Guaratinguetá, em outubro de 1717, por três pescadores: Domingos Martins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso. Eles tentavam em vão pescar naquele rio, no lugar onde hoje é Aparecida do Norte, quando apanharam na rede uma pequena imagem da Imaculada Conceição. Primeiro, pescaram o corpo e depois ,milagrosamente, a cabeça. Seu manto azul-marinho e a coroa foram colocados somente quando o culto à imagem se tornou público.
 
Antes de apanhar a imagem, os pescadores não tinham pescado nenhum peixe; depois, quase que a barca se afundou pelo peso da pesca. Sem dúvida, houve um sinal visível de Deus, no qual os pescadores acreditaram. Felipe Pedroso, por ser mais velho dos pescadores, levou a imagem para casa; seu primeiro gesto foi limpá-la do lodo e colar a cabeça ao tronco, usando uma cera preta da abelha arapuã (irapuã). Depois, ajoelhando-se diante dela, rezou: “Ò minha Nossa Senhora Aparecida, valei-me na vida e na hora da morte. Salve Rainha, Mãe de Misericórdia!”

Estudando a fisionomia da imagem, percebemos que seu escultor, o piedoso monge beneditino Frei Agostinho de Jesus, soube imprimir nela o mistério de Maria na salvação do gênero humano. Suas mãos postas em prece, indicam a sua intercessão por nós. Seu sorriso e seu olhar compassivo expressam sua misericórdia de mãe, que inspira confiança.         

Os primeiros milagres aconteceram justamente quando o povo estava reunido diante da imagem no oratório de Itaguaçu, para cantar o terço e as ladainhas. Cerca de 20 anos depois de ter sido encontrado a imagem, a devoção a ela já se espalhava por todo o Brasil.

A construção de Santuário de Aparecida começou a 26 de julho de 1745. O privilégio de Basílica menor foi cedido pela Santa Sé, a pedido dos bispo do Brasil, em 5 de setembro de 1909,com a sagração da Igreja da Praça. O novo Santuário também recebeu a mesma prerrogativa, a 4 de julho de 1980, concedida pelo Papa João Paulo II, por  ocasião de sua visita ao Santuário.
 
 Espaço Missionário
A 16 de julho de 1930, por decreto, o Papa Pio XI declarou Nossa  Senhora Aparecida padroeira do Brasil; foi quando então seu nome foi oficializado. Entanto, o que concorreu para fazê-la mais conhecida foi a festa da Proclamação da Padroeira, realizada no Rio de Janeiro, em 31 maio de 1931,com a presença da pequena imagem. nessa celebração, diante de uma multidão de cerca de 1 milhão de pessoas, de autoridades civis, militares e eclesiásticas, do núncio Apostólico e do próprio Presidente da República, Getúlio Vargas, Nossa Senhora foi aclamada e proclamada Padroeira e Rainha do Brasil.

Hoje a festa da padroeira é celebrada no dia 12 de outubro. Esse dia é também feriado nacional por força da lei promulgada em 30 de janeiro de 1980, pelo então Presidente da República, gel. João Batista Figueiredo.

A maioria dos santuários são visitados somente por ocasião de sua festa. o de Aparecida é diferente, pois é visitado durante o ano inteiro. Assim foi desde o começo, embora no seu dia a confluência de peregrinos seja muito maior.

Informações do blog.

O país inteiro para hoje com o objetivo de celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data divide as comemorações com o Dia da Criança, o que faz com que muitos esqueçam o real significado do feriado do dia 12 de outubro. Em Mossoró, para comemorar a data, a Catedral de Santa Luzia realiza missa às 1 7 horas, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário