quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25 DE OUTUBRO - DIA DA DEMOCRACIA.


Quero neste dia 25 de outubro de 2012, dia em que nós brasileiros comemoramos nossa “DEMOCRACIA”, fazer uma justa homenagem a um homem que nasceu em Alto Santo no vizinho estado do Ceará, VICENTE LOPES DE LIMA, mas  logo em sua plena juventude veio morar em Mossoró, e, dedicou-se a trabalhar como comerciante juntamente com sua esposa  FRANCISCA FERNANDES LOPES, para se manterem e sustentar sua família.
Vicente Lopes - Vereador  Presindente da CMM
VICENTE LOPES logo percebeu a necessidade dos movimentos sociais e políticos da Cidade de Mossoró, por homens honestos, corajosos e de decisões firme e fortes, para defender o povo e enfrentar na época a “Ditadura Militar”,  que comandava o pais, regime cruel que trouxe muita dor e tristeza ao povo brasileiro.

VEJA UM POUCO DA HISTÓRIA DE VICNETE LOPES:

VICENTE LOPES DE LIMA ficou conhecido no Bairro Boa Vista como um grande lutador e defensor da democracia, com muita luta, trabalho e suor construíram com a senhora FRANCISCA FERNANDES LOPES carinhosamente chamada no bairro de “DONA SANTA”, uma família composta de 10 (dez) filhos sendo cinco (cinco) homens e cinco (cinco) mulheres. Com muita luta e trabalho VICENTE LOPES como era chamado foi eleito vereador na cidade de Mossoró-RN, pelo antigo MDB no ano de 1972, tempos difíceis o Brasil vivia o então regime mais cruel que já se ouviu falar O REGIMI MILITAR.

VICENTE LOPES por ser um defensor da sociedade e da democracia passou a ser taxado de comunista, porém na manhã de 25 de janeiro de 1973, ele VICENTE LOPES teve a porta de sua casa violada pelas forças federais que adentraram a casa do mesmo e o prenderam dentro da residência na frente de sua família e pra piorar a senhora sua esposa ainda amamentava uma pequena menina com poucos meses de vida, mesmo assim ele VICENTE LOPES foi algemado ainda dentro da sua residência na presença de todos os filhos e arrastado para fora da mesma e colocada em uma viatura do exército brasileiro e recambiada para um local incerto e não sabido por sua família, dias depois seus familiares tomaram conhecimento que VICENTE LOPES estava preso em Recife-PE, mm um presídio federal e depois de alguns meses sendo transferido para um presídio em Natal-RN, onde pode rever sua esposa e sua filha recém-nascida.

No mês de novembro do ano de 1974 ele VICENTE LOPES foi posto em liberdade e retornou para a cidade de Mossoró-RN, onde reencontrou a família e no mês de dezembro do mesmo ano reassumiu o cargo de vereador que o exerceu até o ano de 1976, perfazendo dois anos de pleno exercício, não percebendo no período mencionado qualquer remuneração ainda que a título de subsídio.  

Em nome deste bravo homem que um defensor das causas justas e libertária do povo, talvez! Não sei! Mas um pouco injustiçado e esquecido pelos historiadores de Mossoró e do Estado do Rio Grande do Norte, homenageio todos os lideres ou colaboradores, que participaram dos movimentos sociais e politicos que trouxe a liberdade do povo brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário