terça-feira, 26 de novembro de 2019

CORPO DE BOMBEIROS DO RN E SOBRASA INICIAM SEMANA DE PREVENÇÃO EM AFOGAMENTOS.


O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – Sobrasa, iniciaram, neste domingo (24), as atividades para a Semana Latino-Americana de Prevenção em Afogamentos, que vai até o próximo dia 30. As atividades são organizadas pelos países membros do Comitê Latino-Americano de Salvamento. 
O Objetivo da ação é diminuir ainda mais os números de afogamentos. De janeiro a outubro, somente em Natal e região metropolitana, o CBMRN registrou 34 afogamentos com resgate de vítima, contra 40 em 2018, 5 pessoas desaparecidas nas águas, contra 12 em 2018, e 3 afogamentos seguido de morte, contra 5 em 2018.
Aqui no RN, o CBMRN irá promover diversas ações de prevenções nas escolas e nas praias. “Somente de janeiro a outubro instruímos mais de 10 mil crianças em todo Estado, e iremos intensificar as ações esta semana. Todos os nossos quartéis estarão empenhados nessa missão”, disse o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Monteiro Junior.

Prevenção

O Comandante Geral lembra que embora o afogamento pareça ser simplesmente a falta de habilidade de nadar, as estatísticas apontam que a maioria das ocorrências de afogamento, entre os adultos, acontecem com pessoas que sabem nadar. Sendo assim, o primeiro item para prevenir o risco é saber escolher um local que tenha a presença de guarda-vidas ou bombeiros. Além disso, não entrar em águas poluídas ou locais que tenha aviso de perigo, respeitando as placas de advertência no local. “Algumas mudanças de comportamento podem evitar o incidente. Entre as medidas estão: não nadar sozinho, evitar ingerir bebida alcoólica ao entrar na água, ficar perto da margem, não saltar de locais elevados e rasos. São práticas que todos devem evitar, porque sempre deparamos com causas envolvendo algumas dessas situações”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário