quarta-feira, 8 de junho de 2022

INTERNOS DO SISTEMA PRISIONAL TRABALHAM NA LIMPEZA DE ÁREAS PÚBLICAS DE APODI.

Parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e a Prefeitura de Apodi, com anuência do Juízo de execução penal, possibilitou que presos do regime fechado do Centro de Detenção Provisória (CDP) trabalhem em ações de limpeza e serviços de alvenaria no município. Essa semana, o Calçadão da Lagoa de Apodi, no Centro, está sendo limpo e revitalizado graças a utilização da mão de obra dos custodiados pelo Estado.

Cinco internos foram selecionados na fase inicial do projeto “Reciclando Vidas”. Pelo convênio assinado pelo secretário da SEAP, Pedro Florêncio, e o prefeito Alan Silveira, os presos precisam cumprir os seguintes requisitos: ser voluntário, ter aptidão para o serviço e disciplina no âmbito carcerário. Além disso, todo trabalho externo é supervisionado e tem a segurança garantida pelos policiais penais.

Para o diretor do CDP, policial penal José Antunes, o projeto  “Reciclando Vidas” vai trazer para a sociedade muitos benefícios, além de proporcionar aos internos o retorno ao convívio social com menos possibilidade de reincidência criminal. “A ressocialização só acontece através do trabalho e da educação. A volta do interno para a sociedade de forma digna não se dá de outra forma”, disse o servidor.

José Antunes explicou que os internos iniciaram o serviço com a limpeza e capinagem do calçadão e, o próximo passo, será a revitalização de praças e pontos turísticos do município com a barragem de Santa Cruz e o Lajedo Soledade. A contrapartida da Prefeitura e da SEAP será realizada através de cursos de capacitação, palestras educativas, oficinas aos internos do CDP, além de cestas básicas aos familiares dos presos envolvidos no projeto.

FONTE: COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEAP/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário