segunda-feira, 14 de junho de 2021

SISTEMA PENITENCIÁRIO PRODUZ 15 MIL MUDAS DE CAJU PARA AFETADOS PELA SECA.

O projeto “Cultivando a Cidadania” da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e da Emater,  com apoio da Vara de Execuções Penais de Mossoró (VEP), atingiu a marca de 15 mil mudas de caju produzidas no sistema prisional para serem doadas a agricultores que tiveram os cajueiros dizimados pele seca.

Novas sementes estão sendo plantadas no canteiro construído na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, em Mossoró, para a próxima leva de 15 mil cajueiros. Quinze internas trabalham nos canteiros de plantio das castanhas de caju, realizando também toda manutenção e enxerto das plantas. As mudas sairão da penitenciária diretamente para as mãos de agricultores familiares que necessitam das políticas públicas. O projeto não tem fins lucrativos e as mudas serão distribuídas de forma gratuita em data a ser definida. 

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explica que as voluntárias estão sendo capacitadas pela Emater e, a cada três dias na lavoura, um será remido da pena. O Governo do Estado estima que com a seca prolongada mais de dez milhões de cajueiros foram dizimados no RN.

O diretor do estabelecimento prisional, policial penal Márcio Morais, explica que o trabalho no sistema prisional é fundamental para a ressocialização do indivíduo. “Esse projeto visa a ressocialização de internas que cumprem pena no Complexo Penal Doutor Mário Negócio, assim como fortalecer a caju cultura do Rio Grande do Norte”, disse.

A VEP da Comarca de Mossoró, através da juíza Cinthia Cibele, contribuiu com recursos arrecadados de prestações pecuniárias para a construção da estufa com mil metros quadrados. A estrutura foi construída utilizando mão de obra carcerária capacitada pela SEAP através de curso de pedreiro de alvenaria ministrado pelo SENAI.

FONTE: COMUNICAÇÃO SOCIAL DA SEAP/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário