sábado, 27 de maio de 2017

UERN BUSCA PARCERIA COM POLÍCIA MILITAR NAS ÁREAS DE SAÚDE E SEGURANÇA.

Por Luziária Machado/UERN.

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grade do Norte (UERN), Prof. Pedro Fernandes, e o comandante-geral da Polícia Militar no Rio Grande do Norte, Coronel André Azevedo, estiveram reunidos nesta quinta-feira (25) para discutir parceria entre as duas instituições nas áreas de saúde e segurança.
Na área da saúde, a UERN propõe o estudo de viabilidade para a reabertura do Hospital da Polícia Militar de Mossoró, que encontra-se desativado. A ideia seria aproveitar o corpo docente das Faculdades de Ciências da Saúde e Enfermagem, preceptores, médicos-residentes, alunos e corpo técnico e o próprio serviço de ambulatório que já funciona na Faculdade de Ciências da Saúde e aproveitar a estrutura do hospital que já existe e encontra-se ociosa. “A Polícia Militar tem a estrutura física e nós temos o recurso humano, mas isso não basta. É preciso estabelecer outras parcerias para garantir o funcionamento do hospital, bem como buscar a força política para através de emendas estaduais e federais, conseguir os recursos para manter o hospital”, explicou o reitor.

Outra parceria discutida na reunião foi na área de segurança. Foram discutidas formas de viabilizar uma maior presença do efetivo nas regiões onde a UERN está instalada. “Podemos estudar um convênio para que os equipamentos e serviços da UERN, em áreas como educação física e idiomas, por exemplo, sejam disponibilizados para atividades institucionais do efetivo, ou até mesmo ver a viabilidade dos policiais ampliarem a ronda que é feita nessas regiões ou quem sabe permanecer nas unidades da UERN. Precisamos estudar como será feito, mas o mais importante já temos, que é a boa vontade e o diálogo”, avaliou o reitor.

O Coronel Azevedo avaliou positivamente a reunião com o reitor Pedro Fernandes e afirmou que será feito o estudo para verificar a viabilidade das parcerias nas duas áreas.  “Ficamos honrados com a presença do reitor da UERN. Nós tratamos de vários assuntos de interesse comum e vamos dar continuidade à essas pautas. Na próxima semana nós iremos fazer uma visita ao curso de medicina da UERN e ao Hospital da Polícia Militar, que é um espaço que pode ser utilizado pela Faculdade e esperamos continuar avançando em nossas parcerias”, afirmou o Comandante.

Participaram da reunião o pró-reitor de administração da UERN, Iata Anderson; o comandante de policiamento do interior, Cel PM Elyause Moreira; o comandante do policiamento regional I, Ten-Cel PM Alvibá Gomes; o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, Major Maximiliano Luiz; o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Ten-Cel Humberto Pimenta; o diretor de saúde da Polícia Militar, Cel Roberto Galvão e o diretor do Hospital da Polícia, Cel. Silvério Monte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário