quarta-feira, 19 de abril de 2017

POLÍCIA CIVIL DE MARCELINO VIEIRA IMPLEMENTA GRUPO REFLEXIVO COM HOMENS ENVOLVIDOS EM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER.

A Polícia Civil de Marcelino Vieira, em parceria com o Núcleo de Apoio a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NAMVID) e com o município de Marcelina Vieira por meio da sua Secretaria de Ação Social, realizou, na tarde de quarta-feira (19), uma capacitação visando a implantação de um grupo reflexivo de homens, os quais estão em processo judicial e envolvidos em contextos de violência doméstica e familiar contra a mulher.
O objetivo do grupo é despertar uma reflexão acerca de atitudes violentas e machistas, além de fazer com que os integrantes internalizem uma conduta de comportamento assertivo. O projeto, que funciona há mais de três anos, apresenta reincidência zero da agressividade contra mulheres desses participantes. Na tarde de hoje, a psicóloga Jaqueline Leite e a assistente social Ildérica Castro abordaram sobre o funcionamento do NAMVID, além de discutirem acerca de gênero. A capacitação prossegue nesta quinta-feira (20),quando será detalhado o passo a passo da implantação do grupo reflexivo. Estão participando da capacitação os municípios de Tenente Ananias, Pau dos Ferros, Luis Gomes, Alexandria, João Dias, e Pilões.    

De acordo com o delegado de Marcelino Vieira, Paulo Cesário, existe um alto índice de casos de violência doméstica na região, por tal motivo a necessidade de combater o problema por meio de práticas, e judicialização do problema. “O que me chamou a atenção acerca desse trabalho desenvolvido pela equipe do NAMVID, que tem a frente a promotora Érica Canuto, é que nos locais onde o grupo reflexivo foi implantado, os participantes não retornaram à prática da violência”, concluiu o delegado Paulo Cesário.


PREMIAÇÃO - Em setembro de 2016, o Grupo Reflexivo de Homens conquistou a primeira colocação na categoria Redução da Criminalidade, no Prêmio Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ocorrido em Brasília. 

Por Gustavo mariano/Degepol/RN.


Nenhum comentário:

Postar um comentário