terça-feira, 16 de abril de 2013

(EQUIVOCO!) COMANDO GERAL DA PM AFASTA POLICIAIS DE MOSSORÓ EM PLENO EXERCÍCIO DE SUA FUNÇÃO.


O comando geral da policia militar do Estado do Rio Grande do Norte, resolve afastar de suas funções os policiais militares lotados no “2º DPRE” Departamento de Policiai Rodoviária Estadual, que estavam envolvidos em uma operação na Cidade de Mossoró, na noite do último sábado (13), onde realizavam uma blitz, quando um jovem universitário que trafegava em um veículo tipo Honda Civic, desrespeitou o pedido de parada e furou a barreira policial, e de acordo com informações chegou a atropelar mais de uma pessoa nesta fuga. 
Fotos Ilustrativas - Policia tem que tá nas ruas e não aquartelados
Os policiais solicitaram apoio ao “CIOSP” Centro Integrado de Operações e Segurança Pública, onde de imediato mandou apoio de policiais militares lotados no 2º BPM, que também estão afastados de suas funções nas ruas de Mossoró, houve uma perseguição policial ao veículo e seu condutor por várias ruas da cidade, houve disparos de arma de fogo por parte dos policiais no intuito de o condutor parar o veículo, mas o jovem continuou fugindo, só parou o carro quando foi alvejado, pois quando um veiculo fura uma barreira policial, alguma coisa esta ilegal com o veículo ou com seu condutor.

Não estamos aqui dizendo que a policia tem que matar, mas também não estava escrito no referido veículo que o jovem universitário conduzia, eu sou uma pessoa de bém, sou um universitário, mas poderia ser um traficante, um criminoso, um foragido ou um assaltante, também não estou dizendo que a PM tem que matar estas pessoas que vivem praticando atos criminosos contra a sociedade de bem da nossa cidade, do nosso Estado e do nosso país.

Mas na minha humilde opinião. Acho que o comando Geral da PM do RN. Equivocou-se em afastar os policiais militares do exercício de suas funções nas ruas de Mossoró, que já sofre com a falta de segurança, a violência crescendo exorbitadamente, já estamos com 52º crimes de homicídio em 2013, assaltos constantes a transeuntes, várias motos e carros são tomados de assalto, assaltos a residências onde os bandidos humilham seus moradores e ainda são audaciosos, fazem um verdadeiro arrastão e levam todos os pertences no próprio veículo da família,   não estou contestando os esforços e os trabalhos dos 2º BPM. Sob o comando do Tem. Cel. Alvibá Gomes, 12º comandado pelo Major Correia Lima, nem pelo Capitão PM Maximiliano comandante do 2º DPRE de Mossoró, pois com o pequeno efetivo, a pouca estrutura que tem, os comandantes tentam de todas as maneiras  coibir o crime e os criminosos, mas não tem êxito total, pois o contingente é insuficiente para estar em todos os lugares onde acontecem os atos criminosos na cidade.

Com estes policiais afastados de suas funções que exerce como agente de policia ostensiva na cidade os atos criminosos tende a aumentar e a bandidagem agradece.

Veja que a policia militar “repito” na minha  humilde opinião, serve de estopim para todas as operações e ocorrências desenvolvidas em todo estado, se houver uma operação deflagrada pelo judiciário, seja ele de qual esfera for, Operações da PF, PRF, muitas das vezes a Policia Civil faz operações conjunta com a militar, Guarda Civil Municipal, movimentos e protestos organizados pela sociedade civil, pelos órgãos sindicais,  quem está na frente servindo de escudo? A policia militar!  Por isto é que acho equivocada a posição tomada pelo comando Geral da PM do RN em afastar estes policiais das ruas e de suas funções.

Veja um exemplo que um amigo policial sempre mim dizia sobre as ações da policia militar:
           
- Todo mundo quer ver uma barreira policial em seu bairro, sua rua ou em sua cidade, porém não pode ser abordado por ser um “cidadão de bem” – Até parece que está escrito na testa que o cara é bandido.           

- Todo mundo quer que seu veículo seja recuperado rapidamente pela polícia quando for roubado, porém odeiam que o policial em uma blitz peça a documentação do veículo.   

- Todo mundo deseja que não tenha “boca de fumo” na sua rua, porém nunca ligou para o 190 para denunciar, porque a policia pode prender um familiar ou um conhecido seu.   

- Todo mundo quer chegar em casa e ficar sem ser perturbado por poluição sonora, porém desacata o policial que quer desligar o som de sua festa quando incomoda outras pessoas.        

- Todo mundo quer que a PM chegue rápido nas ocorrências, porém não abrem espaço para viatura passar.          

- Todo mundo diz que é desperdício de dinheiro comprar veículos caros para a polícia, mas querem que os policiais persigam caminhonetes 4x4 nas estradas e as alcancem, não tem como.

- Todo mundo critica a corrupção dos policiais, porém pagam e oferecem propina quando está errado para ser liberado.   

- Todo mundo reclama da violência da polícia, porém vive dizendo que bandido bom é bandido morto.


Então eu acho que não devemos culpar os policiais militares, pois a morte do jovem universitário, foi uma fatalidade, e a situação lamentável quem criou foi ele que furou a barreira policial  e não a  PM. 


TEXTO REDIGIDO PELO EDITOR DO BLOG: 
JR DANTAS

Um comentário:

  1. A policia fez um bom trabalho... Não pelo fato de ter matado, mas pelo fato de não ter deixado uma pessoa desconhecida passar o cerco desobedecendo uma ordem de parada... E se a polícia não tivesse feito a perseguição e fosse um bandido que roubou seu carro ou invadisse a sua casa fazendo de refém sua família... será que você que estaria criticando ação da polícia agora? quanto a morte do rapaz foi uma fatalidade que ele mesmo buscou.

    ResponderExcluir