sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SANTA LUZIA DE MOSSORÓ… LÁ DO CÉU


A procissão da padroeira dos mossoroenses, Santa Luzia, mudou de roteiro este ano. Mas não alterou hábito ou desestimulou seus devotos. Saiu de ruas, avenidas e praças nos arrabaldes do centro, para uma das extremidades da configuração urbana de Mossoró. Esticou seu corpo, fez-se longitudinal e mais delgada, sem perder o volume e a atmosfera catalisadora de fé.
 Foto da lente mágica de Ricardo Lopes
Quase cinco quilômetros foram percorridos, a partir do bairro Dom Jaime Câmara, no Grande Alto de São Manoel, desde o Mosteiro Santa Clara. Parte da multidão que se juntou nesse trajeto formou uma imagem viva da ligação fervorosa de um povo com sua padroeira.

Entoava hinos; Fechava os olhos; Rezava. Homens, mulheres, adolescentes, crianças e idosos. Famílias inteiras. Pagadores de promessa. Todos formavam uma força coletiva incontável e bonita de se ver, sob qualquer ângulo. Emocionante!

O fotógrafo Ricardo Lopes, dos céus, resolveu captar essa visão.

O Blog Carlos Santos reproduz parte do seu trabalho primoroso, com foto plasmada nesta postagem. O foco da lente de Ricardo Lopes revela que não há exagero nas narrativas quanto à dimensão desse movimento popular.

Na Avenida Presidente Dutra, o povo marcha na direção do centro da cidade, num percurso feito ao cair da tarde, que enveredou pela noite. É uma panorâmica do que foi a procissão ontem (quinta-feira, 13).

À medida que a imagem da padroeira se aproximava da Catedral de Santa Luzia, na Praça Vigário Antônio Joaquim, a aglomeração humana ganhava proporção maior e mais compacta.

Momento de louvação:

- Mossoró com alegria… saúda Santa Luzia!

É Mossoró num encontro anual com sua própria identidade!

Para uns, ela é “Santa Luzia”.

Outros, na intimidade de sua devoção, pronunciam apenas… “Luzia”.

Mas na verdade é Santa Luzia de Mossoró!


Por Ricardo Lopes
Extraído do Herzog/Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário