terça-feira, 11 de setembro de 2012

POLÍCIA APRESENTA DADOS ESTATÍSTICOS DA "OPERAÇÃO MOSSORÓ SEGURA"



Delitos como latrocínio, roubo de veículo, assalto a mão armada, tráfico de drogas, tiveram uma redução satisfatória, destaca comandante do 2º BPM

Na manhã desta terça-feira, 11, foram apresentados os dados estatísticos referentes ao ano de 2012, bem como a intensificação das ações de patrulhamento em fronteiras, os índices de ocorrências nos bairros que integram os dois batalhões, os resultados positivos decorrentes das operações "Mossoró Segura" que é realizada semanalmente e implantada no município desde dezembro de 2011. 

Conforme o comandante do 2º Batalhão de Polícia, tenente-coronel ALVIBÁ GOMES, alguns delitos como latrocínio, roubo de veículo, assalto a mão armada, tráfico de drogas, tiveram uma redução satisfatória. também destacou o grande número de ocorrências enquadradas na lei Maria da Penha, aumento nos crimes de furto devido a falta de atenção das vitimas. 


O tenente-coronel explicou que a Polícia Militar trabalha com base na coleta de dados e estatísticas, sendo de suma importância a participação da comunidade em colaborar com o trabalho policial, que proporcionará uma maior sensação de segurança a todos.

Os números nunca antes copilados são informações de grande relevância para estudiosos da execução penal no Estado e também podem ser utilizados nas políticas de segurança pública no Estado.
MÉDIA DIÁRIA DE OCORRÊNCIAS
Diminuição de 7,43%

Armas apreendidas

Os dados levantados pela Central de Operações da Polícia Militar (CIOSP) apontam um crescimento das ações táticas em relação às armas apreendidas pela Polícia. De acordo com o relatório, no ano de 2012 foram retiradas de circulação 107 armas de fogo, contra 60 no mesmo período do ano de 2011, registrando um aumento de 78,33%.

ARMAS APREENDIDAS
Aumento de 78,33%
Principais ocorrências

A respeito da solicitação e principais ocorrências, o relatório apresentou quadro quantitativo e comparativo dos das prisões, comparando o primeiro semestre de 2011 com 2012, onde houve redução da média diária de 7,43% das ocorrências.

Os dados mostram que semelhante ao ano de 2011, as principais solicitações recebidas pela polícia através do número 190, são de pessoas em atitude suspeita, perturbação do sossego alheio, roubo, desordem, arrombamento e solicitação de policiamento.

PRINCIPAIS OCORRÊNCIAS



Diminuição de dados em relação a 2011

- Solicitação de Policiamento: 72,85%;
- Arrombamento: 52,2%;
- Desordem: 82,2%;
- Perturbação do Sossego Alheio: 33,22%;
- Pessoa em Atitude Suspeita: 7,63%;
- Roubo: 9%;
- Furto: 4,11% e
- Embriaguez e Desordem: 34,9%.

Homicídios e latrocínios

Em seguida mostrou quadro quantitativo e comparativo dos crimes violentos, comparando o primeiro semestre de 2011 com 2012, onde houve redução de 51,4% dos crimes violentos. Os dados apontam o crescente envolvimento de jovens com o tráfico de drogas, como principal causa dos assassinatos. Até agosto de 2012, 87 pessoas haviam sido mortas sendo 10 em confronto armado com a Polícia Militar.

LATROCÍNIOS
Diminuição de 95,8%


ROUBOS
Diminuição: 8,8% a pessoa, e 14,1% tentativa.

 
PRINCIPAIS AÇÕES


HOMICÍDIOS
Diminuição de 2012 em relação a 2011 de 51,4%


Classificação das mortes violentas

Homicídios: 65
Confronto com a Polícia: 10
Lesão Corporal Seguida de Morte: 12
Total: 87

Outro dado importante levantado pela polícia, foi a redução em 95,8% do número de latrocínios, em comparativo com os números de 2011, que registrou 24 crimes de latrocínio, contra apenas 1 registrado em 2012.

Operação Mossoró Segura

A operação denominada "Mossoró Segura", desencadeada unilateralmente em meados de dezembro de 2011, pelos comandantes do 2º e do 12º Batalhão de Polícia Militar, inicialmente voltada para cada área de atuação dos batalhões, teve apoio do 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Ambiental (CIPAM).

Em fevereiro de 2012 foi unificada com atuação em toda a cidade de Mossoró, surtindo efeito e resultados positivos em relação a questão da segurança pública.

No total as edições da Operação Mossoró Segura contaram com a participação de mais de 100 homens, devidos em policiais do 2º e 12º Batalhão de polícia, policiais do 2º DPRE, da Polícia Ambiental e agentes da Gerencia de Trânsito do Município (GETRAN) e da Polícia civil.



Informações: Ismael Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário