sábado, 3 de março de 2012

O AUMENTO DE ASSALTOS NO INTERIOR DO RN É POR FALTA DE POLICIAS.


Nesta semana, a polícia registrou vários casos de assaltos no interior do Rio Grande do Norte, principalmente, na região Oeste.
Foram mais de cinco casos de assaltos a bancos, Correios e casas lotéricas, de acordo com o Delegado Titular da Divisão de Policia do Oeste (DIVIPOE), Dr. ODILON TEODÓSIO, a única explicação  é a falta de policiamento para suprir as necessidades da região.  

Dr. ODILON TEODÓSIO afirma que a unidade tem como atribuição auxiliar nas investigações de crimes registrados em 35 cidades, das quais boa parte não conta nem mesmo com a presença de um delegado da Polícia Civil. Por esse motivo, os oito agentes da DIVIPOE mais o delegado estão tendo que trabalhar priorizando as regiões mais críticas. 

Hoje, por exemplo, nós estamos concentrando esforço em Mossoró, que vinha com uma onda crescente de homicídios. Com isso, não temos condições de atender a demanda de outras cidades, embora sempre que possível vamos auxiliar em outras cidades, como recentemente estivemos em Frutuoso Gomes e Umarizal”, afirmou ODILON TEODÓSIO. 

Questionado sobre a onda de assaltos registradas nessa semana em cidades como Messias Targino, Riacho da Cruz e Itajá, que tiveram Correios assaltados, o delegado da Divisão de Policiamento do Oeste informou que não existe uma investigação específica sobre crimes com essas características, pois os poucos policiais da unidade não conseguem dar conta.     

Além dessas três cidades, bandidos também arrombaram caixa eletrônico do Banco do Brasil em Alto do Rodrigues, no Vale do Açu e, na madrugada deste sábado (3), na Cidade de Santa Maria. “A única solução para inibir esse tipo de crime é mais policiais. O patrulhamento ostensivo é tão importante quanto à investigação, mas, infelizmente, não estou vendo a Operação Sertão Seguro de maneira eficaz, pois faltam policiais nas ruas”, declara o delegado.

ODILON TEODÓSIO lembrou que durante o carnaval, por exemplo, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (BOPE) estava na região Oeste. Passado esse período, os policiais saíram daquela área. “Durante o carnaval, nós conseguimos realizar a Caravana da Paz e passamos por 14 cidades. Nesse período, não foi registrado nenhum homicídio nesses municípios. Ou seja, a presença da polícia inibe ações criminosas, frisou.   

O coordenador da DIVIPOE ressaltou ainda que neste ano 2012 os ânimos no interior estão ainda mais exaltados devido às eleições municipais. “A Secretaria de Segurança precisar dar mais atenção ao interior porque em ano de política é muito movimento nessas cidades. Por isso, acredito que unidades como o BOPE precisam ficar de maneira permanente na Operação Sertão Seguro”, completou.

O secretário-adjunto de Segurança Pública e da Defesa Social, SILVA JUNIOR. Também  explicou que após o carnaval os policiais realmente saíram da região Oeste. Porém, o secretário destacou que isso aconteceu em virtude da necessidade de manutenção das viaturas.





Os carros estavam bastante usados e precisavam de manutenção. Tínhamos quatro veículos na Operação Seguro, e agora, vamos acrescentar mais quatro. Ou seja, vão voltar os quatro que já estavam e mais quatro novos. Os policiais militares vão trabalhar no mesmo serviço de policiamento ostensivo, entretanto, a quantidade subirá para 32 policiais”, disse Silva Junior.   

O secretário-adjunto também falou da preocupação com o ano eleitoral. “Os estudos estatísticos da Secretaria de Segurança mostram que, realmente, em ano de eleição, os casos de roubo a estabelecimentos com grande fluxo de dinheiro como bancos e Correios aumentam. Por esse motivo, ainda na primeira quinzena de março o reforço policial estará por lá na região Oeste”. 

Fonte: Portal BO
Thiago Macedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário